Nenhum caxiense testa positivo para Covid-19 na segunda fase da pesquisa do Ministério da Saúde
Foram aplicados 250 testes rápidos. Terceira fase do levantamento inicia em 15 dias.
Os dados da segunda fase da pesquisa do Ministério da Saúde que busca identificar a prevalência do coronavírus entre a população brasileira, foram divulgados nesta segunda-feira (08). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, que é parceira na ação, nenhum dos 250 testes aplicados em moradores do município deu positivo para Covid-19. A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho.
Como feito na primeira etapa, foi aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias e realização de um teste sanguíneo rápido por punção digital.
A próxima etapa do levantamento será realizada em 15 dias com coleta de novas amostragens nos 133 municípios sentinela, espalhados por todo o País. Em cada estado, foram escolhidos os maiores municípios sede de cada sub-região intermediária, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Os resultados da pesquisa serão utilizados para auxiliar os governos na tomada de decisão, na definição de estratégias para diminuir a disseminação do novo coronavírus, na estimativa de recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia e na articulação com os gestores estaduais e municipais de saúde.
Comentários