Saúde realiza 163,2 mil visitas de combate à dengue em 2024
São 29,1 mil inspeções a mais do que no ano anterior
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encerrou o ano de 2024 com um total de 163.201 visitas de combate à dengue, 29.155 a mais do que em 2023 (um aumento de 21%). A tendência de aumento vem se repetindo, já que em 2023 foram 3.739 a mais do que no ano anterior. O salto em 2024 deve-se, em grande parte, ao aumento da equipe, com a contratação de 18 novos agentes de combate às endemias que passaram a ir a campo a partir da metade do ano de 2024.
Ao longo de 2024, foram realizadas 133.670 visitas gerais a imóveis, outras 24.069 visitas durante as inspeções do Levantamento Rápido de Índice de Infestação (LIRAa), 4.488 a pontos estratégicos que são monitorados quinzenalmente e 974 inspeções nas armadilhas ovitrampas, vistoriadas uma vez ao mês a partir de julho, quando essa ferramenta foi implantada pela Vigilância Ambiental em Saúde.
No último ano a Vigilância ainda adicionou a todo o trabalho realizado constantemente mais uma estratégia, a aplicação de inseticida de ação residual em prédios públicos, técnica que é recomendada em imóveis com grande circulação de pessoas. Um total de 100 prédios foram atendidos em dezembro de 2024 e outros serão em breve. A Vigilância lembra que a aplicação de inseticida é apenas um dos braços do trabalho e que a principal forma de combate continua sendo evitar a reprodução do vetor, ou seja, não permitir que o mosquito Aedes aegypti encontre água parada para depositar seus ovos.
O grande número de visitas reflete em alto número de focos do mosquito identificados e eliminados pela equipe da Vigilância. Afinal, quanto mais inspeções forem realizadas, maior a possibilidade de serem encontrados locais com água parada. Por esse motivo, a SMS mantém o alerta para que a população permaneça vigilante e auxilie no combate fazendo a tarefa de casa, que é monitorar suas moradias ou locais de trabalho em busca de quaisquer recipientes que possam conter água parada. Se encontrados, devem ser virados e a água despejada na terra. Em 2024, foram identificados e eliminados pela Vigilância um total de 899 focos do Aedes aegypti.
Orientações para evitar a proliferação
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos
- Recolher o lixo do pátio
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca
- Tampar caixas d’água
- Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos
- Limpar as calhas
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água
- Eliminar os pratinhos das plantas
Comentários