Autoridades se reúnem para definir estratégias no combate a dengue em Guaporé
Mais de 1.750 casos foram notificados no Estado em 2015. Foram 430 confirmados o que tem preocupado os gaúchos
Estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Saúde, de Guaporé, secretários e técnicos do Meio Ambiente, Obras, Agricultura e Fazenda, para planejar ações conjuntas no combate à dengue e seu mosquito transmissor. Atualmente, municípios como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Arvorezinha, Farroupilha, Garibaldi, Nova Prata, Passo Fundo, Marau, Casca e Veranópolis estão infestados com o mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue. A reunião aconteceu no dia 17 de abril, na sede da Secretaria da Saúde.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram notificados 1.778 casos suspeitos de dengue e confirmados 430 casos, sendo 79 importados e 351 autóctones (dengue contraída dentro do próprio município). O Rio Grande do Sul registrou o primeiro óbito por dengue no município de Santo Ângelo, cujo paciente apresentou os sintomas dois meses depois de contrair a doença.
As estratégias vão desde a confecção de folders de orientação que serão distribuídos pelos agentes da dengue e pelos agentes comunitários de saúde, até mutirões de limpeza nos bairros, cujo calendário será divulgado posteriormente.
Comentários