Oncologista ressalta a importância de seguir com tratamentos e consultas médicas durante a pandemia
Baixa procura por exames e consultas preocupa profissionais da saúde
Muitas pessoas que estavam em processo de diagnóstico ou tratamento contra o câncer se depararam com uma situação delicada com a chegada da pandemia. Alguns pacientes deixaram de procurar o atendimento médico, seja para consultas, exames ou até mesmo para tratamento, pelo receio de serem infectados pelo coronavírus.
Sobre o assunto, a Tua Rádio Alvorada conversou com o médico oncologista, Felipe Thomé. Segundo ele, este comportamento tem preocupado os profissionais de saúde em dois pontos: o primeiro é que com o atraso da busca por consultas e exames, o paciente acaba recebendo diagnósticos tardios e precisa iniciar o tratamento quando a doença já está em um estágio mais avançado.
O segundo ponto é que pode haver um número elevado de pacientes precisando de atendimento nos próximos meses. O que Thomé chamou de “pandemia do câncer”, seria a junção de pacientes que deixaram de procurar por atendimento neste período, com os demais pacientes que apresentarem sintomas nos próximos meses.
A orientação que Felipe dá, é para que os pacientes não deixem de consultar seus médicos e que, tomando todos os cuidados necessários para prevenção, sigam com seus tratamentos.
Comentários