HCR recebe torre de vídeo para seu bloco cirúrgico
Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: Divulgação/HCR
O Hospital Cristo Redentor de Marau recebeu, nesta semana, equipamento de videolaparoscopia de alta tecnologia. O aparelho, que será usado no centro cirúrgico da casa de saúde, é resultado de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, e fruto de uma das primeiras importações do hospital, encaminhada ainda em 2017. O aparelho foi comprado nos Estados Unidos.
Integram a chamada “torre de vídeo” um monitor, câmera de captação, equipamento que proporciona luminosidade para o cirurgião visualizar o que está procurando e equipamento destinado a procedimentos nas áreas de traumatologia e otorrinolaringologia. Um outro equipamento que compõe a torre é um processador, que serve para gravar todo o procedimento cirúrgico e capturar imagens. Também fazem parte do equipamento, um ureteroscópico semirrígido e instrumentais cirúrgicos diversos.
Em entrevista para a Tua Rádio, a enfermeira gestora do HCR, Clarissa Tramontina, explicou que já funcionavam no bloco cirúrgico dois equipamentos semelhantes, porém com capacidade menor que este último adquirido. O novo, conforme ela, apresenta melhor precisão nas imagens e possibilita fazer cirurgias minimamente invasivas, já que se consegue visualizar por dentro da cavidade do paciente, ao invés de se fazer um corte no mesmo. Tata-se de algo menos agressivo para o paciente, explica Clarissa. Para Adelar Confortin, presidente do HCR, a nova torre de vídeo, proporciona mais segurança aos profissionais e aos pacientes.
Comentários