Padre Elizeu Canalle é transferido de Guaporé
Em seu lugar, como Vigário Paroquial, assume o Pe. Jacob Tonus. Canalle atuará em Cuiabá, Mato Grosso
Foto: Felipe Pierezan e Aline Redante
A Igreja Matriz de Guaporé foi palco, no dia 17 de fevereiro, para a Missa em Ação de Graças pelos seis anos de trabalho e evangelização do Padre Elizeu Canalle na Paróquia Santo Antônio da cidade. Repleta de gratidão e sinceros agradecimentos, a Celebração Eucarística reuniu a comunidade católica guaporense a fim de despedir-se do Pe. Elizeu e enviá-lo para sua nova missão na Comunidade Santuário Divino Espírito Santo em Cuiabá, no Mato Grosso. As palavras do leigo Marcos Alves, em sua mensagem de agradecimento em nome da comunidade, pronunciadas no final da Missa, relataram bem o sentimento do povo em relação à convivência com o sacerdote: um verdadeiro amigo.
“Sempre com zelo, vivência sacerdotal, acolhendo, escutando e aconselhando os que o procurassem. Somos profundamente agradecidos. Nosso vigário que nos exortou a praticar os mandamentos, nos encorajou a sermos missionários. Promoveu o crescimento espiritual dos paroquianos e nos aproximou de Deus”, dizia.
No lugar do Padre Elizeu, a Paróquia Santo Antônio receberá o Padre Jacob Tonus que estava atuando como pároco na Comunidade São Pedro do bairro Umbará em Curitiba/PR, e auxiliará o Pe. Pedro Nierotka, pároco em Guaporé, na evangelização e serviço pastoral.
Transferência
As mudanças dos sacerdotes são realizadas nas congregações e arquidioceses e surgem das necessidades das comunidades.
Dom Rodolfo Luís Weber, Arcebispo de Passo Fundo, destaca que a prática das transferências é normal e acontece para facilitar o processo de evangelização.
“As transferências fazem parte da dinâmica da Igreja e respondem às necessidades que a Arquidiocese tem. Necessidades essas que nascem a partir de falecimentos, novos padres ordenados ou afastamento por motivos de saúde. Ainda, há necessidades de pastoral e de evangelização, que são as mais importantes. O objetivo é sempre atender ao compromisso que a Igreja tem de evangelizar e isso acontece, especialmente, através do trabalho nas paróquias”, ressaltou.
O Arcebispo enfatiza, também, a necessidade de a comunidade olhar para os ensinamentos de Jesus e acolher o novo padre que chega.
“O que significa a presença do padre em nossa vida paroquial e pessoal? O Senhor chama pessoas para a tarefa de ajudar a comunidade a vivenciar a missão. É importante reconhecermos isso e lembrarmos que, em nossa história, os padres fizeram e fazem muita diferença”, destacou.
Dom Rodolfo salienta ainda que os padres nascem das comunidades e também passam por dificuldades, mas são instrumentos escolhidos por Deus para ajudar na evangelização.
“O padre é enviado pela Igreja, portanto não se escala para um serviço, mas sim, é enviado. O padre é aquele que, em primeiro lugar, anuncia a Palavra de Deus. E a Palavra de Deus nos convoca, nos convida e nos direciona”, conclui.
Seis anos de trabalho pastoral
Natural de Protásio Alves, Elizeu Canalle realizou seus estudos nos seminários de Casca, Guaporé e São Paulo/SP. Ordenou-se sacerdote em 1996 na Paróquia de São Miguel do Iguaçu no Paraná. Há 42 anos na evangelização como padre, chegou para atuar como vigário na Paróquia Santo Antônio de Guaporé em 26 janeiro de 2012. Conforme Padre Elizeu, o que mais impressiona da comunidade guaporense é a dimensão da fé e religiosidade.
“Seguindo o pedido de nosso Papa Francisco, percebo como característica importante desses seis anos de trabalho pastoral nesta comunidade, o aspecto da Igreja em saída. O jeito de ser Igreja em saída realiza-se nas constantes visitas aos doentes e às pessoas idosas; na visitação para bênção nas famílias, indústria e comércio; na visitação às famílias residentes nas comunidades do interior. O constante atendimento personalizado que nós padres dedicamos às pessoas para bênçãos, orientações e confissões,” destacou.
Para Padre Elizeu, outra característica muito forte da Paróquia de Guaporé é a atenção dada à Catequese de Iniciação Cristã, que segundo ele, é primordial na caminhada e construção da Igreja.
“A toda comunidade guaporense deixo minha gratidão e reconhecimento por termos caminhado junto nas inúmeras atividades pastorais e nas Celebrações Eucarísticas que foram oportunidade de crescimento humano e espiritual para mim. Guaporé é uma excelente comunidade pastoral para trabalhar e, se houver oportunidade, retornarei aqui com muita alegria. Esta comunidade sempre estará no meu coração, na minha oração e na minha gratidão.” – Padre Elizeu Canalle.
Texto: Carla Bagnara
Comentários