150 mil romeiros foram a Caravaggio no primeiro dia da romaria
Fiéis enfrentaram problemas com o transporte e muitos retornaram a pé para Caxias do Sul
O grande número de romeiros que estive em Caravaggio nesta quinta-feira, 25/5, primeiro dia da Romaria ao Santuário expôs novamente as limitações do local para receber um número mais expressivo de fiéis. Os relatos são de espera superior a duas horas para conseguir um ônibus e desorganização nas filas de embarque. Para muitos a caminhada de três a quatro horas acabou dobrada pela opção de retornar a pé. Iraci Zucco Peretto foi com o filho, a nora e a neta de menos de dois anos e optou pelo retorno a pé.
O romeiro César Finn fez a mesma escolha, ele afirma que faltou organização e relata que próximo ao meio dia cerca de 20 mil pessoas esperavam para o embarque.
Fiéis que vieram de mais longe pareceram mais compreensivos, Justo Correa Mocelin, veio com familiares de Cerro Negro, próximo a Lages, em Santa Catarina e caminhou de Caxias do Sul até o Santuário.
140 ônibus foram colocados à disposição dos romeiros. O Major Luis Fernando Becker, comandante do 36º batalhão da Brigada Militar e responsável pelo trânsito e segurança na Romaria afirma que a junção com um feriado nacional e o clima agradável levou 150 mil fiéis as Santuário em um único dia, uma quantidade superior ao que suporta a estrutura viária do local.
A romaria prossegue neste fim de semana. A expectativa é de redução no número de caminhantes e aumento de veículos.
Comentários