Liturgia para o Sexto domingo da páscoa
“Quem me ama, guardará a minha palavra.”
ACOLHIDA
Animador: Saudamos e acolhemos a todos os irmãos e irmãs para juntos celebrarmos nossa fé em comunidade. O tempo Pascal está por terminar e Jesus nos anima anunciando a vinda do Espírito Santo. Sempre que estivermos abertos ao Espírito Santo teremos condições de seguir Jesus na construção de um mundo mais justo fraterno e igualitário. Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.
ATO PENITENCIAL
Animador: Fechados em nós mesmos e por vezes em nossos interesses mesquinhos, ignoramos a Palavra libertadora de Jesus e fechamo-nos à ação renovadora do Espirito Santo. Humildemente coloquemo-nos nas no coração misericordioso de Deus, e peçamos perdão cantando.
GLÓRIA
Animador: Porque o amor de Deus Pai Misericordioso nunca nos abandona, expressamos nossa alegria com o nosso hino de louvor. Cantemos.
LITURGIA DA PALAVRA
Animador: Quem acolhe a palavra de Jesus acolhe seus ensinamentos. Como os Apóstolos, queremos acolher, entender e viver suas palavras que transmitem vida e paz. Acolhamos a Palavra de Deus, cantando.
1ª Leitura: At 15,1-2.22-29
2ª Leitura: Ap 21,10-14.22-23
Evangelho: Jo 14,23-29
Reflexão
Estamos na semana que precede a Ascensão de Jesus. Até agora acompanhamos a formação das comunidades em torno do Ressuscitado. A primeira leitura de hoje nos relata o primeiro Concílio da Igreja, da Igreja missionária dos primeiros cristãos que se organiza de modo institucional, buscando responder aos desafios pastorais que vão surgindo devido a sua expansão e o aumento do número dos fiéis. A Igreja, comunidade de comunidades, sente a necessidade de algumas normas, procedimentos e orientações contemplando a diversidade cultural, para que não seja uma Igreja excludente, pois Jesus Cristo em sua Misericórdia sem limites, veio para acolher e incluir a todos e não excluir ninguém.
O Evangelho insiste na centralidade da Palavra de Deus. Acima de qualquer preceito ou tradição humana está a Palavra de Deus, que deve ser guardada no coração. No coração nós guardamos apenas o que amamos. O que guardamos no coração nós não esquecemos jamais. “O que a memória amou, fica eterno”. Assim, a recomendação de Jesus, neste clima de despedida, é que guardemos a sua Palavra que é viva e eficaz, e é a herança mais importante que ele nos deixou. É através dela que ele estará sempre conosco. Quem esqueceu a sua Palavra esqueceu-se dele, e quem dele se esqueceu se esqueceu de Deus.
É importante dar-nos conta da força da palavra. A palavra pode matar ou edificar. Num mundo inflacionado de tantas palavras vazias, agressivas, odiosas e destrutivas, é imprescindível acolher a recomendação de Jesus: guardar a SUA Palavra de Vida em nosso coração e praticá-la com amor.
“Quem me ama, guardará minha palavra”. Palavras de Jesus aos seus discípulos, válidas para nós, seus seguidores fiéis. Jesus prepara sua partida para junto do Pai, mas garante a todos os seus discípulos que não ficarão sozinhos. O Espírito Santo virá para orientar e animar os cristãos. Tenhamos sempre presente a necessidade de pôr em prática os ensinamentos de Jesus, sendo uma Igreja acolhedora, formadora e missionária, “uma Igreja em saída”, que vai ao encontro de todos, especialmente dos que sofrem e são esquecidos e excluídos.
PRECES DA COMUNIDADE
Animador: Façamos as nossas preces e após cada uma delas, peçamos: Senhor, enviai o vosso Espírito!
- Pelo Papa Francisco, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, pelos consagrados e consagradas, para que, guiados pelas palavras de Jesus, orientem o povo na promoção da paz e da fraternidade. Peçamos.
- Para que, dóceis ao Espírito Santo e ao clamor do povo, os governantes possibilitem ao povo trilhar o caminho da libertação, da participação e da superação das adversidades. Peçamos.
- Por todos os irmãos e irmãs que deixaram sua terra e partiram em busca de paz e segurança, para que encontrem corações misericordiosos que os acolham e auxiliem em suas necessidades. Peçamos.
- Por todos nós, para que saibamos caminhar, guiados pela Luz Divina, dando testemunho da Palavra do Senhor. Peçamos.
OFERTÓRIO
Animador: Jesus em seu imenso amor nos oferece sua Palavra, sua Vida e seu Espírito, Agradecidos, ofereçamos a Ele o nosso coração aberto para acolher estes dons preciosos e leva-los aos nossos irmãos e irmãs. Cantemos.
COMUNHÃO
Animador: Jesus que se fez pão para poder estar sempre conosco, vem a nós para nos orientar em nossas ações como seus seguidores na promoção de um mundo novo. Cantemos.
Comentários