Santuário diocesano aguarda milhares de peregrinos na 137ª Romaria a Caravaggio
Temas como Corpus Christi e Ano da Misericórdia farão parte das celebrações
Com o lema “Mãe de Misericórdia: vida, doçura e esperança nossa, salve!”, será realizada a 137ª Romaria a Caravaggio, nos dias 26, 28 e 29 de maio, em Farroupilha (RS). O lema converge com Ano da Misericórdia, instituído pelo papa Francisco, e nos faz refletir sobre uma oração popular, a Salve Rainha, que encerra a récita do terço. Segundo o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, através dos mistérios do Rosário, contemplamos gestos e palavras de Jesus, que revelam, no seu próprio Rosto, a imagem do Pai Misericordioso.
Neste ano, o dia 26, quando é comemorado os 584 anos da aparição de Nossa Senhora para a camponesa Joaneta, em Caravaggio, na Itália, coincide com a solenidade de Corpus Christi - a Festa da Eucaristia, feriado nacional. Em função disso, e até mesmo devido ao momento político e econômico do País, com altos índices de desemprego nas famílias de nossa Região, a expectativa dos organizadores é de receber milhares de romeiros durante os três dias – quinta, sábado e domingo.
Considerado um dos maiores eventos do Estado, a Romaria encerra uma extensa programação iniciada ainda em março com as novenas dominicais; nos sábados de abril e maio, o Santuário realizou 11 pré-romarias: carros rebaixados, caminhoneiros, comunidades eclesiais de base, ciclistas, motorhomes, crianças e adolescentes, carros antigos, cavalarianos, jipeiros, caminhada e corrida e motociclistas; a programação contempla ainda o tríduo preparatório, nos dias que antecedem a festa (23, 24 e 25 de maio, às 17h); e a visita de inúmeras caravanas de clube de mães, projetos sociais, empresas e grupos de convivência que permanecem indo ao Santuário até mesmo após a Romaria.
Tapete Corpus Christi
Em homenagem a celebração de Corpus Christi (26), a Secretaria de Turismo de Flores da Cunha irá confeccionar um tapete de serragem que ficará exposto no lado esquerdo do Santuário, próximo a nova estátua da santa. A iniciativa visa homenagear Nossa Senhora de Caravaggio e demonstrar o tradicional trabalho artístico e comunitário de Flores de Cunha.
Procissão Luminosa
No dia 26, durante a última missa das 18h, será realizada uma procissão luminosa pela avenida em frente ao Santuário.
Comentários