Emoção marca início da novena da romaria Votiva na capela Nossa Senhora das Dores
Moradores destacam a importância da visita de Nossa Senhora e do envolvimento das famílias desde a construção do santuário de Caravaggio
A abertura da 118ª Romaria Votiva ocorreu nesta semana na Capela Nossa Senhora das Dores, linha 30, uma das sete comunidades que formam a paróquia de Nossa Senhora de Caravaggio e que pela primeira vez acolheu a visita da imagem Peregrina. Moradores da localidade destacaram a importância da visita de Nossa Senhora e do envolvimento das famílias desde a construção do santuário de Caravaggio.
A história daquela comunidade se inicia com a chegada dos imigrantes Italianos, no ano de 1880. A família Batista e da senhora Catarina Roman trouxeram da Itália a imagem de Nossa Senhora das Dores, juntamente com um crucifixo de madeira, dentro de uma barrica. Também trouxeram o sino que ficou em São Leopoldo. Após estabelecidos na localidade, várias pessoas encarregaram-se de buscar o sino. As famílias estabeleceram-se no Travessão de número 30, da demarcação da nova colônia. Foi construída pequena igreja, local de encontro para récita do terço, celebrações e confraternizações. São 137 anos de fé dedicada à devoção Nossa Senhora das Dores.
Os primeiros religiosos que atenderam a comunidade foram os padres: Santo Dal Bosco e Albino Agazzi.
A Comunidade está organizada com a equipe administrativa, grupo de liturgia e canto, catequese e jovens, capelinha domiciliar, clube de Mães e esporte. As famílias preservam a fé e os princípios herdados dos antepassados.
Todos os anos celebra-se a padroeira com intensa preparação, almoço, sorteios e recreação, A celebração de missa sempre é o momento mais importante das festividades.
Nesta sexta-feira, 19 de janeiro será a vez da comunidade de Todos os Santos receber a visita de Nossa Senhora de Caravaggio com a celebração e bênção da vindima iniciando às 20h.
Comentários