Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Capuchinhos desenvolvem projeto de reciclagem de plástico no Haiti

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

A delegação dos Freis Capuchinhos que atua no Haiti está dando forma ao projeto de instalação de uma usina de reciclagem em Porto Príncipe, capital haitiana. A proposta visa retirar lixo das ruas – essencialmente o plástico, para transformá-lo em telhas (no modelo das telhas de zinco). Entre os objetivos do programa, está a geração de emprego e renda, a melhora do aspecto ambiental da cidade com a promoção de uma consciência ecológica, além de colocar no mercado um produto mais barato e mais resistente, que chega a diminuir em 40% o calor dentro das residências.

Frei Aldir Crocoli, que coordena o trabalho, recentemente esteve visitando os confrades do Convento São Boaventura de Marau. Na oportunidade, ele explicou que a ideia consiste em coletar pelo menos mil quilos de material plástico por dia para servir de matéria prima para as telhas e, assim, empregar mais de 100 pessoas. Conforme o religioso, ainda são necessários em torno de R$ 100 mil para finalizar o projeto que já recebeu investimentos de organismos internacionais. O montante de recursos para colocar a usina em funcionamento fica próximo a R$ 4 milhões. Houve certo atraso, admite ele, em função da pandemia de covid 19 mas, as adaptações necessárias foram feitas e a ideia é de que em breve inicie o processo produtivo.

“O projeto é fantástico porque retira mais de mil quilos de plástico das ruas; será uma fonte de renda para cerca de vinte funcionários cadastrados e mais de cem que serão pagos segundo o peso dos plásticos recolhidos; preserva o meio ambiente, porque coloca no mercado um produto muito superior ao que existe atualmente; aproxima a família franciscana já que é um desafio assumido conjuntamente; promove a consciência ambiental pois iremos nas escolas motivar as crianças a sobre a reutilização do plástico e, também, ajuda a família franciscana vivenciar o carisma da fraternidade universal", defende ele.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais