Vereador apresenta projeto que incentiva a inovação e a tecnologia em Caxias do Sul
Ricardo Daneluz (PDT) destacou o conceito das cidades inteligentes e outros pontos para qualificar o segmento
Tecnologia e inovação foram os temas tratados pelo vereador Ricardo Daneluz (PDT), na sessão ordinária da última quinta-feira (20/05). No espaço do grande expediente, o parlamentar anunciou que, no último dia 16 de abril, protocolou, na Câmara, o projeto de lei que busca garantir incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, dentro do conceito de cidades inteligentes.
O texto também prevê a criação do Conselho Municipal de Inovação. Daneluz contou que a ideia chegou até ele, por meio do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas). A iniciativa se baseou em experiências de Curitiba (PR) e Sorocaba (SP). “Nas referências observadas, os objetivos são transformar as cidades com base na tecnologia, criar condições para o desenvolvimento tecnológico e cientifico, estimular o desenvolvimento colaborativo e a cooperação entre o poder público e a sociedade, o que também é um foco para o projeto da Serra”, explicou o vereador.
O parlamentar acrescentou que, a partir da proposição, a Administração Pública poderá apoiar a criação e a consolidação de ambientes promotores de inovação, incluindo parques e polos tecnológicos, além de viabilizar soluções que melhorem a qualidade de vida dos moradores. Abrange, ainda, o estímulo ao inventor independente.
Daneluz lembrou que seus colegas já apresentaram propostas de teor semelhante. Dentre eles, o vereador Maurício Scalco (NOVO), que, em outro momento, trouxe a pauta das startups. Em aparte, o vereador Elisandro Fiuza (Republicanos) saudou a iniciativa de Daneluz. “São discussões que trazem a nós um efeitivo. Projeto que vão agregar no nosso presente e no nosso futuro”, disse.
A matéria já tramita pelas comissões do Parlamento, até receber pareceres e ficar apta para a discussão, em plenário.
Comentários