Comitiva da Prefeitura de Caxias viaja à Brasília para tratar de PPPs e do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha
Viagem está programada para o dia 26 de maio, com a presença do prefeito Adiló Didomenico
Uma comitiva da Prefeitura de Caxias do Sul programou uma viagem à Brasília para tratar de temas referentes a Parcerias Público-Privadas (PPPs) e sobre as questões que envolvem o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. A ida para a capital federal será no dia 26 de maio e o grupo será composto pelo prefeito Adiló Didomenico, pelo secretário de Parcerias Estratégicas, Gestão e Finanças, Maurício Batista da Silva; pela secretária da Educação, Sandra Negrini; e pelo presidente da empresa Festa Nacional da Uva, Bruno Brunelli.
A primeira reunião está agendada para as 10h30min, com a Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O Município apresentará a carteira de projetos de futuras PPPs da gestão de Didomenico, com foco na iluminação pública e na Festa Nacional da Uva. A equipe será acompanhada pelo deputado federal Lucas Redecker. Para Tua Rádio São Francisco, Maurício Batista da Silva afirma que pretende conseguir o apoio da pasta nacional para a estruturação de projetos com a iniciativa privada. A iluminação pública é a proposta mais avançada e que a equipe vai despender tempo para ter um apoio, pois há um acordo de cooperação e se está trabalhando para uma evolução de assinatura de contrato. A ideia seria firmar uma parceria com o governo federal para futuras verbas, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou da Caixa Econômica Federal. Com o recurso, o Executivo municipal trocaria o parque de iluminação da cidade. Outros projetos, como a Maesa, serão debatidos no encontro.
Pela tarde, a comitiva vai se reunir com a Empresa Brasileira de Logística para conversar sobre a futura concessão do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha e as obras no sistema viário. O senador Luiz Carlos Heinze acompanhará o grupo nesta visita. Silva afirma que o assunto vai se pautar no Plano Nacional de Logística 2035. Ele conta que o programa teria traça uma visão estratégica da rede de transportes no futuro e as necessidades que precisam ser trabalhadas nos planos de cada transporte, seja terrestre, portuário, hidroviário e aeroviário nacional, o que oportuniza a realização de projetos na área. O intuito é conversar como o governo federal pode contribuir com o empreendimento. Sobre a concessão a empresa privada, há um encontro com o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Logística, Arthur Lima. Batista ressalta que será pedida uma opinião sobre como a instituição visualiza uma possível concessão do aeroporto.
A audiência seguinte será na Secretaria Nacional de Aviação Civil para acompanhamento do projeto do Aeroporto Regional da Serra e os próximos encaminhamentos a serem feitos. A secretária Sandra Negrini terá agenda no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na pauta, a habilitação do Município para financiamentos dentro do Plano de Ações Articuladas, considerando as necessidades apresentadas e as possibilidades abertas pelo governo federal, bem como a busca de recursos para a construção de escolas infantis.
A comitiva retorna para Caxias do Sul no dia 27 de maio.
Clique AQUI e confira a entrevista completa.
Comentários