Deputado Basegio renuncia antes de sessão sobre cassação e caxiense Vinicius Ribeiro pode voltar à Assembleia
Parlamentar deve oficializar decisão na segunda-feira e Vinicius prefere não se manifestar até posição ser oficial
O deputado Diógenes Basegio (PDT) optou por não esperar a sessão da próxima terça-feira, 24-11, e decidiu renunciar ao mandato. No dia, entraria na pauta a votação para decisão de cassação. Nesta sexta-feira, 20-11, ele surpreendeu ao anunciar a renúncia durante entrevista na rádio Guaíba, da capital. (Acompanhe trecho em áudio)
Para a imprensa, ele optou por não se manifestar após a declaração. Alguns dos itens que pesam em investigações sobre o pedetista, estão manter uma assessora fantasma e fazer com que os assessores devolvessem parte dos salários, além de fraudes nas diárias.
Na Assembleia, a informação é de que ele protocolaria a renúncia somente na segunda-feira, 23-11. Até lá, o presidente, Edson Brum (PMDB), também não irá se manifestar. Além dos dois, Vinicius Ribeiro (PDT), preferiu o silêncio. Ele pretende falar da sua decisão somente depois que Basegio oficializar a renúncia. O caxiense pode assumir como suplente com o novo fato.
Sem Basegio, a deputada Juliana Brizola (PDT) passa a ser titular e a tendência é de que Vinicius assuma já na próxima semana como deputado estadual suplente. Em abril deste ano, o pedetista assumiu por 15 dias enquanto tramitava processo judicial de Gilmar Sossella (PDT). Ele é o atual presidente da Corag, cargo nomeado pelo governo do estado. Além disso, se entrar, Vinicius será o único deputado de Caxias do Sul nesta legislatura.
Comentários