Eleições 2020: confira os cuidados sanitários que precisam ser tomados durante campanhas eleitorais
Promotora de Justiça Eleitora da 136ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Simone Martini, explicou como será a fiscalização
Além das tradicionais regras que precisam ser seguidas por candidatos e partidos nas campanhas eleitorais (confira aqui o que pode ou não pode nas campanhas), neste ano também tem normas específicas quanto à questão sanitária de prevenção ao coronavírus que precisam ser seguidas.
A partir da Nota Informativa Nº 25 emitida pela Secretaria Estadual da Saúde, e editada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TER-RS), o Ministério Público Eleitoral determinou, ainda na última semana, que as campanhas eleitorais também sejam fiscalizadas do ponto de vista sanitário. As principais recomendações são: manter o distanciamento entre as pessoas, não promover aglomerações, exigir uso da máscara e fornecer álcool gel, evitar distribuição de materiais impressos e visita aos eleitores, bem como evitar coquetéis e sistema de buffet em jantares.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a Promotora de Justiça Eleitora da 136ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Simone Martini, explicou como será o procedimento de fiscalização no município. Ouça a entrevista completa AQUI.
A comunidade também pode auxiliar na fiscalização. Quem perceber descumprimento de regras por parte de candidatos pode denunciar diretamente no Cartório Eleitoral ou ao Ministério Público Eleitoral, por meio do endereço [email protected] ou, ainda, pelo site do Ministério Público.
Comentários