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Assembleia Legislativa realiza, em Marau, audiência para debater a concessão da ERS 324

por Ana Lúcia Jacomini

Evento acontece na quinta-feira, 18/04, a partir das 18h30 na Casa da Cultura

ERS 324 entre Passo Fundo e Nova Prata poderá ter duas praças de pedágio
Foto: Divulgação/DAER

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza audiência pública em Marau, na quinta-feira, 18/04. O início está marcada para 18h30. O evento será na Casa de Cultura de Marau. Na ocasião, será debatido o projeto de concessão da ERS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata. A audiência foi proposta pelo deputado Vilmar Zanchin, do MDB.

O projeto de concessão da ERS 324 prevê a instalação de duas praças de pedágio. Em contrapartida, a empresa vencedora da licitação, terá que efetuar uma série de obras na rodovia, incluindo a duplicação do trecho, num prazo de 30 anos. Desde seu lançamento, no final de março, o projeto vem causando discussões, especialmente no que diz respeito ao teto do valor do pedágio, estabelecido em R$ 9,64.

Os passos do projeto, até a efetiva execução, passam pela realização de consultas e audiências públicas. Os apontamentos feitos pela comunidade regional, segundo o titular da Secretaria de Transportes, Jovir Costela, podem ou não alterar o conteúdo final do projeto. Após esta etapa o documento será concluído e encaminhado aos órgãos reguladores, de fiscalização e controle, resultando na publicação do edital de licitação. A expectativa para que isso ocorra é agosto deste ano.

No caso da concessão da caso da ERS-324, o trecho pedagiado corresponde aos municípios de Passo Fundo até Nova Prata, numa extensão de 115 quilômetros. O período de concessão é de 30 anos, com investimento previsto superior a R$ 1 bi. As praças de pedágio estarão em Passo Fundo e em Nova Bassano. As obras previstas são: execução dos contornos em até seis anos, duplicação do trecho urbano em sete anos e duplicação total ao longo do período de concessão.

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