Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dialeto Talian poderá ser a segunda língua oficial de Caxias do Sul

por Noele Scur

Em Flores da Cunha e Serafina Corrêa a ideia se tornou lei municipal

Municípios da Serra avaliam oficializar língua trazida à região por imigrantes
Foto: João Carlos Romanini/Divulgação

O idioma Talian não pode se perder já que representa a tradição da cidade. A avaliação é do autor do projeto de lei que o torna a segunda língua oficial do município. O vereador Gustavo Toigo (PDT) protocolou a proposta na Câmara nesta semana. O Talian foi constituído pela mistura do dialeto trazido por imigrantes italianos, da região do Vêneto, com o português brasileiro.  

Toigo explica que o Talian foi reconhecido como referência cultural brasileira, certificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL).

“É um patrimônio linguístico. Hoje o talian tem dicionário, gramática, escolas de ensino e publicações literárias. Muitas vezes vai ficando no esquecimento e não podemos concordar com isso”, disse. (Acompanhe em áudio)

Em 20 de maio serão comemorados os 140 anos da imigração e colonização italiana. Para se tornar lei em Caxias, o projeto ainda precisa passar pelo plenário e ser sancionado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho.

Os vereadores de Bento Gonçalves também estudam tornar o Talian a língua co-oficial do município. Em Flores da Cunha e Serafina Corrêa a ideia já se tornou lei municipal. O Talian é lembrado semanalmente na programação da rádio São Francisco Sat. O programa Cancioníssima, veiculado nas manhãs de domingos, é falado em dialeto das 10h às 12h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais