Radar das Eleições: Vanius Corte é o nome do PCdoB ao Executivo por “representar a defesa da democracia”, segundo sigla
Baixar Áudio13º episódio: legenda explica que ideias do plano de governo são baseadas em projetos das últimas eleições municipais
O quadro “Radar das Eleições” chega a sua 13ª legenda entrevistada. Desta vez, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é quem vai falar sobre os trabalhos para o pleito eleitoral de 2020. As ações visualizam uma chapa para a Prefeitura de Caxias do Sul.
Depois de duas eleições com o ex-deputado estadual Assis Melo, o ex-procurador-geral do Município no governo de Pepe Vargas (PT), Vanius Corte, foi o escolhido para concorrer a prefeito. Ele foi pré-candidato ainda em maio deste ano, mas seu nome foi confirmado na conferência municipal deste mês. O atual presidente da sigla na cidade, Paulo Freitas, vê nele a representação da defesa da democracia e seu passado como militante político o credencia para o cargo.
“Uma pessoa [Vanius Corte] com muitas virtudes e qualidades políticas. Ele tem uma representatividade democrática, com foco na defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. O passado de militante político o credencia na luta por uma cidade socialmente mais justa e mais humana”
Falta para o PCdoB um postulante a vice-prefeito, que ainda está em negociação. O partido espera as movimentações políticas para o ano que vem a fim de tomar uma decisão. As conversas apenas são iniciais e partem para o lado socioeconômico de Caxias do Sul e seus problemas estruturais.
Plano de governo com foco no trabalhador
Mesmo sem definir uma coligação, a legenda tem um plano de governo baseado em ideias apresentadas nas quatro últimas eleições. O trabalho está em atualizar o projeto para a realidade atual do município, o que deve ser feito até julho de 2020. Freitas conta que os principais pontos estão centralizados no desenvolvimento social, na distribuição de renda e na geração de emprego.
“O nosso plano de governo vai trabalhar a questão do desenvolvimento da cidade, da distribuição de renda e da geração de emprego. Como é o perfil do nosso partido, vamos ter um olhar mais voltado aos trabalhadores e ao povo caxiense, que são os produtores da riqueza da cidade.”
A Câmara de Vereadores também está nas intenções da sigla, pois o vereador Renato Oliveira é o único nome na bancada. A meta é a inscrição da chapa completa, que conta com 11 pré-candidatos até o momento. Freitas afirma que o PCdoB pretende eleger parlamentares que tenham como ponto central a defensa da democracia e do Estado Democrático de Direito.
“São duas questões que afetam todo o povo brasileiro e a comunidade caxiense. Entendemos que esses dois pontos não estão restritos a uma conjuntura nacional. Em Caxias do Sul, a questão da democracia será um dos debates centrais nas eleições de 2020.”
Neste mês, o partido realizou a conferência municipal que escolheu um novo comitê, responsável pela articulação ao pleito de 2020. Atualmente, o partido conta com cerca de quatro mil filiados.
(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).
Comentários