Radar das Eleições: Democratas deve lançar nome de Vinicius Ribeiro para o Executivo ainda em dezembro
Baixar Áudio12º episódio: legenda monta plano de governo com o PSD
O Democratas é a 12º legenda da série “Radar das Eleições”. O foco da sigla se encontra no pleito para a Prefeitura de Caxias do Sul, por isso coligações já foram fechadas. O Partido Social Democrático (PSD) é o mais novo aliado.
A coalizão possui duas dúvidas, uma está no nome do candidato. Vinicius Ribeiro, ex-deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), é o principal cotado. O outro questionamento fica em qual das legendas o político irá se filiar. O Democratas pode ser o destino, uma vez que o presidente do PSD e vereador, Kiko Girardi, concorreria a vice-prefeito em caso de não associação de Ribeiro ao partido. O anúncio será feito em dezembro deste ano e tudo indica o ex-pedetista o representante da coligação ao Executivo. O líder do Democratas em Caxias do Sul, Milton Corlatti, afirma que a escolha de seu nome diz respeito ao perfil técnico e político.
“Ele [Vinicius Ribeiro] já elaborou o plano diretor da nossa cidade, conhece bem Caxias do Sul e o povo caxiense, além de ser dedicado para a comunidade. Saindo do âmbito político, ele já foi professor universitário e trabalha como arquiteto em projetos para várias cidades. Acredito que temos uma pessoa que está gabaritada para ser o prefeito de Caxias do Sul.”.
Legislativo também é intenção
Além da candidatura, o partido trabalha na construção do plano de governo em conjunto com o PSD. No dia 06 de novembro, as duas executivas realizaram uma reunião para definir as estratégias para a montagem do projeto, que será analisado após o nome da chapa ao Executivo. Corlatti adianta que a ideia de cidade será construída na ocupação dos espaços com ações culturais e na abertura do diálogo com a comunidade.
“A nossa cidade precisa ser mais bem pensada, necessitamos valorizar os espaços, os parques e as praças dos bairros, ou seja, todos os lugares de Caxias do Sul. Temos que fazer a cidade ser mais humana, mais aberta e mais democrática, para que as pessoas tenham acesso ao poder público.”.
Os olhos do Democratas também está na Câmara de Vereadores. O partido pretende eleger dois parlamentares, uma vez que não possuem nomes na atual legislatura. O objetivo é trabalhado por meio de conversas com líderes comunitários e nomes influentes no meio social de Caxias do Sul. As negociações devem ser fechadas em março de 2020. Corlatti afirma que a ideia é ter vereadores que criem soluções para o município, deixando de serem meros despachantes.
“A ideia é que realmente sejam vereadores técnicos e não despachantes. Precisamos de parlamentares que consigam mudar um pouco a trajetória do nosso município. Temos bons nomes na bancada, mas podemos contribuir com uma nominata ao Legislativo que possa contribuir para a cidade.”.
Os pré-candidatos ao Legislativo passaram por uma série de capacitações a fim de visualizar o papel de um vereador. Atualmente, a sigla conta com cerca de 2.980 filiados em Caxias do Sul.
(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).
Comentários