Formação de filas e registro de atrasos em algumas seções em Marau
Se houver necessidade, Justiça Eleitoral irá distribuir senhas para eleitores depois das 17h
Foto: Divulgação: Junior Guterres/ Tua Rádio
O dia de votação transcorre dentro da normalidade em Marau, na avaliação da Justiça Eleitoral. A juíza, Dra. Margot Cristina Agostini, confirmou em entrevista para a Tua Rádio, que os problemas verificados estão dentro da normalidade. Foram pedidos de dispersão em aglomeração de pessoas, porém nada que configurasse crime.
A preocupação da Justiça, no entanto, girou em torno do baixo comparecimento de eleitores em algumas seções. Por volta de 14h, em alguns locais, apenas 30% dos eleitores haviam comparecido e votado. Em algumas seções há formação de filas.
Nas redes sociais, várias pessoas comentaram o tempo que ficaram nas filas. Célia Bordin Bisolo escreveu que no Bairro Alberto Borella a demora foi de cerca de uma hora e meia. Nilva Tessaro Noll comentou que na Escola Anchieta esperou mais ou menos uma hora e vinte minutos para votar. Elizabete Risson usou o Facebook para dizer que também houve formação de filas em Vila Maria.
De acordo com a Dra. Margot, em caso de chegar o horário limite para a votação - 17h, haverá a entrega de senhas para as pessoas que estiverem na fila de sua seção. Isso, segundo ela, não é novidade, embora em Marau nunca tenha ocorrido atrasos significativos, em outros pleitos. A juíza reitera que houve ampla campanha pedindo que os eleitores não deixassem para ir votar próximo ao final do pleito.
Ela também explica que a demora em algumas seções ocorre em função da biometria, inclusive, confessa que ela mesma precisou fazer três vezes o procedimento para reconhecimento da digital. Além disso, o momento do voto pode ser mais demorado pois são seis votos que o eleitor precisa digitar na urna eletrônica.
Comentários