Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Assembleia aprova PEC que retira exigência de plebiscito para venda de estatais

por Camila Agostini

Aprovação possibilita que Executivo encaminhe projeto de desestatização da Corsan

Foto: Joel Vargas / Agência ALRS

Na tarde desta terça-feira, dia 01/06, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou em segundo turno, a PEC 280. De autoria do deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) e mais 24 parlamentares, o projeto retira da Constituição Estadual a obrigatoriedade de realização de plebiscito para a venda de estatais.

O plenário da AL aprovou a matéria por 35 votos favoráveis e 18 contrários. Em virtude de ser uma PEC, era necessário 33 votos favoráveis para aprovação. No primeiro turno, dia 27 de abril, a matéria recebeu exatamente os 33 votos necessários para seguir a sua tramitação normal.

A proposta foi promulgada e publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da AL desta terça-feira, 02/06.

O deputado Turra comemorou a aprovação da matéria. “Para aumentar impostos e criar estatais, que incham a máquina pública, não é necessário plebiscito. Porque para diminuir a máquina do Estado precisaríamos? Gostem ou não os defensores do estatismo anacrônico, nós, deputados, fomos eleitos para representar o povo. E não vamos fugir das responsabilidades”, comentou.

“A água sempre será um bem público, de responsabilidade dos municípios, que dão a concessão a empresas privadas ou públicas. Isso não mudará nunca! A retirada do plebiscito não significa que haverá privatização, mas sim, um debate sobre a prestação de serviço de órgãos públicos. O que estamos fazendo hoje, é um passo decisivo na retirada das amarras para dar mais agilidade às decisões rumo ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, disse o deputado.

A partir de agora, uma futura discussão no parlamento para privatização ou não da Corsan vai depender de um projeto especifico do executivo. “ Quando chegar esse projeto nós vamos debater junto com a população gaúcha o melhor caminho para melhorar a prestação de serviço, principalmente na coleta e tratamento de esgoto”, finalizou Turra.

Fonte: Gabinete Sérgio Turra

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais