Sindicato de Caxias do Sul vai apresentar projeto educacional de reciclagem do plástico no Ministério do Meio Ambiente
Representantes do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) embarcam para Brasília nesta terça-feira, 29-09, para um encontro no Ministério do Meio Ambiente. O órgão federal quer conhecer o projeto Recicla Plastech Brasil que, somente na edição deste ano, recebeu oito toneladas de plástico recolhidas por alunos das escolas de educação infantil de Caxias do Sul.
Com a quantidade, foi possível produzir mais de 1,2 mil lixeiras para separação do lixo orgânico e seletivo. A ideia de que a sociedade precisa do plástico e que ele pode ser reaproveitado é um dos melhores caminhos para sociedades sustentáveis. No caso do Recicla Plastech Brasil, todo o plástico recolhido - que já foi utilizado, volta a ser matéria-prima depois de triturado e, assim, é enviado novamente ao mercado.
O diretor-executivo do Simplás, Zeca Martins, a intenção é totalmente educacional. “Queremos que o projeto ganhe outras dimensões. Se o Ministério entender que é uma oportunidade para o país ou outra região, estamos dispostos a ser parceiros!", disse. (Acompanhe a notícia em áudio)
O projeto conta com diversos apoiadores, entre eles, o Instituto Plastivida. Na edição de 2013, o recolhimento de plástico resultou na produção de 7 mil banquinhos infantis para as escolas de Caxias, Farroupilha e Flores da Cunha.
Comentários