Declaração de estado de emergência climática na Europa reascende discussão ecológica no Brasil
Baixar ÁudioAmbientalista analisa os desafios do país na elaboração de estratégias para o futuro
Inspirados pelo 'Fridays for Future', cada vez mais governos municipais de todo o mundo aprovam resoluções para enfrentar os problemas relacionados com as mudanças climáticas. Já em 2016, cidades da Austrália foram pioneiras em ações e logo em seguida, lugare dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido se engajaram na causa. Em 2019 o movimento chegou ao continente europeu quando os parlamentos do Reino Unido, Irlanda, França e Portugal definiram como "ameaças graves" as advindas das mudanças climáticas. Mais recentemente, cerca de 45 municipalidades da Alemanha aderiram ao critério de emergência.
A rede de proteção climática Declaração de Emergência do Clima e a Mobilização em Ação registra que mais de 700 cidades em todo o mundo já proclamaram emergência climática. O movimento mundial reascende a discussão no Brasil.
O biólogo e presidente da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), Francisco Milanez, analisou a questão em entrevista ao programa Temática na manhã desta terça-feira. Segundo o ambientalista, reduzir o consumo, melhorar o relacionamento entre humanos e lutar para garantir o avanço adquirido em uso de energias renováveis são algumas das estratégias possíveis no país.
Confira a entrevista na íntegra.
Comentários