PROTEJA Talks acontece em Manaus e debate sobre crimes ambientais
Baixar ÁudioEvento reúne lideranças do movimento indígena, pesquisadores e procuradores
Com o tema “Proteja o futuro: desafios e soluções para a redução de crimes ambientais”, a sexta edição do PROTEJA Talks ocorrerá no dia 25 de novembro, no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com uma programação diferenciada, o evento propõe manifestações inspiradoras, debates e o lançamento do documentário “Manaus Extrema” que retrata a seca no Amazonas.
Entre os palestrantes estão grandes lideranças do movimento indígena como André Baniwa, pesquisadores renomados como Ane Alencar e Carlos Silva, além de representantes do sistema de Justiça como Vinicius Lameira e Daniela Madeira.
As discussões do evento serão usadas para produzir um Policy Brief que oferecerá novas ferramentas para tomadores de decisão e membros do Ministério Público Federal que auxiliem na demarcação e defesa de territórios de comunidades tradicionais e indígenas, contribuindo para sua proteção e conservação do meio ambiente.
Patrícia Pinho, Diretora Adjunta de Pesquisa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), concedeu entrevista sobre o assunto hoje ao programa Temática. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).
A saber: o PROTEJA Talks foi Criado para compartilhar experiências de sucesso na conservação de áreas protegidas. É uma ação do PROTEJA - iniciativa coordenada pelo IPAM que possui mais de 16 parceiros, que trabalham em conjunto na disseminação de informação sobre áreas protegidas. Com um formato inovador, o PROTEJA Talks congrega vários setores da sociedade de modo a inspirar discussões e mudanças em políticas públicas ambientais na Amazônia.
O evento já foi realizado em Belém (em 2023), Manaus (em 2022) e Brasília (em 2019), reunindo 68 palestrantes de diversas partes da Amazônia, incluindo grandes lideranças da agenda ambiental, como Samela Sataré-Mawé, Rosa Lemos de Sá e Cristiane Baré.
Comentários