Instituto de Saneamento Ambiental da UCS é homenageado na Câmara
Baixar ÁudioO Isam foi um dos responsáveis pela implantação do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos em Caxias e pelos Estudos de Impacto Ambiental do da Barragem do Arroio Marrecas
Foto: Divulgação
O Instituto de Saneamento Ambiental (Isam) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores devido aos seus 20 anos de atuação junto à comunidade. A condecoração ocorreu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (07) e contou com a presença do reitor da UCS, Evaldo Antônio Kuyava, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez, da diretora do Isam, Vânia Elisabete Schneider, da secretária do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, do Frei Jaime Bettega e outros professores, pesquisadores envolvidos na iniciativa.
Fundado em 17 de março de 1999, o Isam tem ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos. O instituto conta com qualificada equipe e tem a sua atuação voltada para a melhoria da qualidade de vida e ambiental. Também desenvolve ações e projetos nas áreas de gestão e planejamento, recursos hídricos, gerenciamento de resíduos, monitoramento ambiental e educação ambiental.
O vereador Gustavo Toigo (PDT), proponente da homenagem, destacou a importância da atuação do Isam para o desenvolvimento do Saneamento Básico em Caxias do Sul, principalmente na remediação do Vazadouro São Giácomo, que deu origem ao Aterro Sanitário, e dos Estudos de Impacto Ambiental da Barragem do Arroio Marrecas.
Já o reitor Kuyava, reafirmou o compromisso da universidade em colaborar com o desenvolvimento da região. Ele também salientou que a humanidade precisa mudar a forma como se relaciona com a natureza. A atual diretora do instituto, Vânia Schneider, destacou o trabalho desenvolvido por todas as pessoas que já passaram pelo Isam.
A solenidade encerrou com a bênção do Frei Jaime Bettega que sugeriu que São Francisco de Assis, conhecido como padroeiro da ecologia, seja patrono do instituto.
Ouça a notícia completa no link acima da foto.
Comentários