Papa Francisco visita o Santuário de Fátima
Nesse caminho até à Capelinha das Aparições, Francisco abençoou algumas crianças que lhe foram sendo colocadas nos braços
O Papa Francisco visitou o Santuário de Fátima na manhã deste sábado, 5 de agosto. Eram quase 8h40 quando o helicóptero que o transportava pousou nas imediações do Santuário. “Importa que a Igreja não tenha portas, para que todos possam entrar”, refere Francisco, após o recitar do terço.
Francisco não quis usar a cápsula de segurança, o vidro que usualmente cobre o Papa móvel, para estar mais próximo das pessoas e foi assim que se apresentou às pessoas. No caminho até ao Santuário, Dom José Ornelas, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, seguiu ao seu lado.
Nesse caminho até à Capelinha das Aparições, Francisco abençoou algumas crianças que lhe foram sendo colocadas nos braços, tal como fez em Lisboa, chegando a oferecer-lhes rosários que trazia consigo.
Francisco entrou na Capelinha das Aparições com um ramo de flores no colo, que o entregou à imagem de Nossa Senhora de Fátima. O Papa rezou o terço com os jovens que participam nas várias línguas e discursou referindo o exemplo de Maria. “Nossa Senhora apressada e que sempre acompanha, nunca é protagonista, ela segue sempre Jesus”, referiu, levando cada um dos presentes a refletir.
Este é o quarto dia de Francisco em Portugal. A partir das 20h45, participa da Vigília com os jovens, no Parque Tejo, como um dos pontos altos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Neste domingo, a partir das 9h, ocorre a Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude.
Comentários