Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Prefeitura de Caxias do Sul contrata financiamento para acabar com alagamentos na cidade

por Clayton Camargo

O BRDE é o agente financiador da operação

Foto: Daniela Xu

Nesta quarta-feira (30/08), durante a realização da 46ª Expointer, o prefeito Adiló Didomenico assinou a contratação da operação de crédito no valor de R$ 23,7 milhões com o BRDE, na presença do ex-governador e atual vice-presidente e diretor de operações do banco, Ranolfo Vieira Júnior. O documento oficializa o financiamento de obras de drenagem pluvial e estudo para elaboração de Plano Diretor de Águas Pluviais. Os secretários de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa, de Gestão e Finanças, Cristiano Becker, o deputado estadual Aloísio Classmann, representante da Casa Civil, Fernando Classmann e o diretor de planejamento do BRDE, Alexander Leitzke também participaram do ato.

O recurso do financiamento será destinado para a execução de cinco obras de drenagem pluvial, visando reduzir os danos causados pelas chuvas. Conforme o prefeito, a população que será beneficiada, somadas as regiões que serão abrangidas, é de aproximadamente 95 mil pessoas.

Os reservatórios de amortecimento, também conhecidos como tanques de contenção de água pluvial, têm como objetivo reter grande volume de água liberando aos poucos para a tubulação, evitando a sobrecarga na estrutura de drenagem e o transbordamento dos arroios. Eles estarão localizados nos seguintes locais:

  • Vila Brazil (2 reservatórios): estão localizados na microbacia do Arroio Rio Branco, abrangendo parte dos bairros Nossa Senhora das Graças, Santa Corona, Galópolis e Distrito de Vila Cristina.

  • De Lazzer: está localizado na microbacia do Arroio Dal Bó, abrangendo parte dos bairros De Lazzer, Interlagos, Jardim América e Sagrada Família.

  • UCS: está localizado na microbacia do Arroio Pena Branca, abrangendo parte dos bairros Cruzeiro e Petrópolis.

Aguardado desde 2012, parte do valor da operação de crédito será destinado ao Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais, que na prática servirá para mapear toda a rede de drenagem existente, facilitando inclusive a localização destes para eventuais reparos.

Ainda, estão previstas no financiamento a canalização pluvial nas Ruas Eugênio Nicoletti, que contempla parte dos bairros São Caetano e Esplanada, e a implantação da rede de drenagem da Rua dos Lírios, beneficiando parte do bairro Charqueadas.

De acordo com o secretário Soletti, agora se inicia a parte burocrática, que inclui as licitações. Mas, a expectativa é que o Plano Diretor seja contratado ainda este ano e, os tanques e as obras de drenagem previstas, no máximo até o início do próximo ano.

A escolha do BRDE se deu pela vantagem da proposta da instituição, a qual representou o segundo menor custo em termos de valor presente líquido dentre as propostas recebidas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais