Prefeitura estuda três ruas da área central para implantar ciclovias em Caxias do Sul
Estudo será levado ao gabinete do prefeito na próxima semana
Ruas da área central de Caxias do Sul são estudadas por técnicos da secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) como opções para a implantação de ciclovias. O projeto será discutido com o prefeito na próxima semana, mas ainda não há previsão de divulgação de quais ruas poderão ser contempladas. As informações são do titular da pasta, secretário Manoel Marrachinho, que falou sobre o assunto durante o programa Temática Debate nesta sexta-feira (31).
Apesar da afirmação, o secretário preferiu não revelar detalhes da nova proposta. Ainda assim, ele garante que não serão as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado e diz que são três as alternativas.
“Possivelmente vamos tratar disso publicamente na semana que vem. A proposta é criar uma ciclovia na área central. A ciclovia vai percorrer o eixo leste-oeste porque são os locais das duas estações de integração do transporte coletivo”, disse. (Acompanhe em áudio). Questionado sobre a obra ser feita com recursos municipais, ele afirmou que o quesito financeiro ainda será discutido com o prefeito.
O secretário afirmou, ainda que, diferente das últimas movimentações favoráveis às ciclovias, a comunidade do distrito de Forqueta chegou a entregar um abaixo-assinado contra a implantação do modelo na principal rua da comunidade, Artur Perotoni. “O pessoal que tem comércio queria estacionamento para carro”, disse
A prefeitura trabalha para a abertura de nova licitação, da qual o Plano Diretor Cicloviário será traçado pela empresa vencedora. Conforme Marrachinho, o processo será aberto em agosto. A reivindicação por ciclovias é motivo de protesto na noite desta sexta-feira (31) por parte de ciclistas.
Comentários