3ª Jornada de Saúde e Segurança do Trabalho ocorre nesta sexta-feira, em Caxias
O seminário vai ser realizado das 13h30min às 17h30min, no plenário da Câmara de Vereadores
A 3ª Jornada de Saúde e Segurança do Trabalho vai ocorrer nesta sexta-feira, 31, em Caxias do Sul. O seminário vai ser realizado das 13h30min às 17h30min, no plenário da Câmara de Vereadores.
O Procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, Ricardo Garcia, foi entrevistado pelo jornalista Evandro Fontana, na manhã desta quinta-feira, 30, no programa ‘Conectado’, da Rádio São Francisco.
De acordo com o Procurador do Ministério Público do Trabalho, a luta é constante e diária em Caxias do Sul, com um trabalho realizado desde 2007, que conta com uma política de conjugação de esforços entre os vários órgãos públicos. “Tentamos diminuir esta chaga e epidemia que sofremos, que é o acidente de trabalho; e temos conseguindo diminuir.”
Garcia ressalta que o número de acidentes da construção civil praticamente reduziu em 10%. Conforme ele, hoje a construção civil que tem o carimbo de ser a atividade mais perigosa, não acidenta tanto quanto a metalurgia. “As indústrias metalúrgicas do Rio Grande do Sul mutilam e matam muito mais que outro setor, e é um setor que precisa tomar bastante cuidado.” Ele explica que a metalurgia é um setor que trabalha essencialmente com máquina, e o trabalho com máquina é extremamente perigoso, e por isso tem uma normatividade bastante detalhada a respeito disso .
O Procurador do Ministério Público do Trabalho salienta que a responsabilidade do trabalho é do empregador, e a responsabilidade do empregado é de cumprir as ordens do empregador. “Normalmente o trabalho de fato que acontece no ambiente de trabalho, não é um trabalho seguro, e não adianta o EPI (equipamentos de proteção individual). Não vamos iludir porque capacete não segura ninguém e não protege ninguém de acidente. O que protege as pessoas de acidente, são as medidas coletivas e não as individuais”, diz Ricardo Garcia.
Confira a entrevista em áudio na íntegra, concedida para o jornalista Evandro Fontana.
Confira a programação da 3ª Jornada de Saúde e Segurança do Trabalho:
31 de julho – Sexta-feira
13h: credenciamento
13h30min: abertura
13h45min: palestra Saúde e Segurança no Trabalho na Perspectiva do Trabalhador e do Empregador, com a participação do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, e do Representante da CIC e Presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Caxias do Sul, Jaime Lorandi
14h30min: palestra Quanto vale uma vida?, com participação do Desembargador do do TRT 3ª região, Sebastião Geraldo de Oliveira, do Juiz da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Marcelo Porto e do Procurador do Ministério do Trabalho, Ricardo Garcia.
15h30min: coffe break
16h15min: palestra Reflexos dos Acidentes e Doenças do Trabalho, com participação do médico do trabalho e assessor do fórum da saúde do trabalhador, Rogério Dornelles.
17h: debate e perguntas
Comentários