Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Contribuinte caxiense tem até 29 de abril para doar IR para fundos municipais da criança e idoso

por Pablo Ribeiro

População pode ajudar a manter e ampliar os atendimentos para estes públicos

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O contribuinte caxiense pode direcionar, até 29 de abril, 6% do valor a pagar de Imposto de Renda para os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e do Idoso (FUMDI). Os recursos doados ficam em Caxias do Sul, ajudando a manter e ampliar estes atendimentos. Atualmente, o FMDCA financia 28 serviços, programas e projetos, atendendo mais de 3 mil crianças. Já o FUMDI, que é fundo mais recente, possibilita o atendimento a 175 idosos por meio de quatro serviços e projetos.

Para sensibilizar a comunidade, a Fundação de Assistência Social (FAS), responsável pela administração dos fundos, lançou uma campanha com a colocação de outdoors pela cidade. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Infront Mídia.

Há uma conta específica para destinar os recursos direto para os fundos. A conta está aberta em instituição financeira pública, vinculada ao respectivo fundo, que fará as destinações conforme estabelecido em sua regulamentação. As empresas podem destinar o imposto mensal, trimestral ou anual, como preferirem. As contribuições dos caxienses em 2021 somaram pouco mais de R$ 2,2 milhões, representando 10% do potencial possível de ser arrecadado, que foi estimado em R$ 22 milhões. “Contate com seu contador que lhe dará todas as informações necessárias para a doação”, acrescenta a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira.

A Secretaria de Recursos Humanos e Logística também está engajada com o movimento. Para estimular a participação dos funcionários públicos criou a campanha “Faça render + a história de alguém” e um passo a passo a ser seguido para que parte do imposto a pagar seja mantido na cidade.

O FMDCA é destinado ao fortalecimento da Política Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Já o Fundo Municipal do Idoso tem o objetivo fortalecer o desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa no município. A aplicação dos recursos dos fundos é administrada de acordo com plano elaborado pelos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente (Comdica) e do Idoso (CMI) e monitorados pelos próprios conselhos e pela FAS. Os dois conselhos também podem ser acionados para mais informações sobre a doação. O Comdica atende pelo telefone 3901-1612 e o CMI pelo 3901-1253. Ambos têm sede junto ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais