Hospital Santa Lúcia de Casca opera dentro da normalidade
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Foto: Arquivo/Tua Rádio
O Hospital Santa Lúcia de Casca, que além do casquenses é referência para Santo Antônio do Palma e São Domingos do Sul, trabalha com relativa tranquilidade em relação a Covid-19. Neste momento são duas internações de casos intermediários. A informação é do presidente da casa de saúde, Roque Pinzetta. A entrevista na íntegra está disponível no podcast.
Em síntese, segundo ele, as medidas adotadas no início da pandemia estão se mostrando suficientes, como a ala de isolamento e a aquisição de respiradores. O hospital é caracterizado como de média complexidade, lembra ele. Isso significa que casos mais graves são encaminhados para Marau e Passo Fundo, dependendo do quadro clínico. Outra ação adotada no período foi a suspensão dos atendimentos eletivos com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas no ambiente hospitalar.
Porém, a consequência, a exemplo do que ocorreu com outras instituições hospitalares, foi a queda na receita. Pinzetta revela que embora as finanças esteja em dia, o hospital trabalha com seu orçamento no limite. Os repasses por parte do governo do estado e as emendas parlamentares garantiram a continuidade das obras de ampliação do hospital (1.200 metros quadrados de obra). A preocupação atual, no entanto, é garantir o décimo terceiro dos funcionários.
Comentários