Prefeitura de Caxias firma acordo com a UCS para análise de processos do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
Convênio prevê atuação dos alunos de mestrado e doutorado do curso de Direito
A Prefeitura de Caxias do Sul e a Fundação Universidade de Caxias do Sul oficializaram nesta quinta-feira (28/03) um acordo para análise de processos em fase de recurso junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). O convênio está vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR) da UCS, que reúne os cursos de mestrado e doutorado.
No ato, realizado no Salão Nobre da Prefeitura, estiveram presentes o prefeito Adiló Didomenico; o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech; o titular da SEMMA e chefe de Gabinete interino, João Uez; o coordenador do Programa de Pós-Graduação, Leonardo de Camargo Subtil; o diretor-geral da SEMMA, Daniel Caravantes; a coordenadora de Legislação da secretaria, Marieli Mercali; além de professores da instituição.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, reafirmou que a sociedade regional se desenvolve, pelo fato de a UCS ser uma universidade comunitária, sugerindo que esse tipo de acordo pode ser copiado para aperfeiçoar outras áreas, por meio dessa conexão com o setor público.
O secretário João Uez lembrou que o trâmite para que esse acordo fosse encaminhado se iniciou em 2013, por meio da atual conselheira do Comdema, Letícia Gonçalves Dias Lima, também presente na solenidade. Devido a entraves burocráticos a proposta não avançou na época, sendo o assunto retomado no início de 2023.
Com a assinatura do acordo, que tem validade de dois anos, agora será criado um plano de trabalho para início da avaliação dos documentos.
Comentários