Regularização fundiára inicia na Coopasa e secretário do Urbanismo faz balanço da situação no município
Baixar ÁudioInclusão da área foi anunciada no último sábado
Adquirida pelo Município de Caxias do Sul em 1952 para ampliação do Aeroporto Hugo Canterggiani, uma área de quase 29 mil m² é atualmente ocupada por cerca de 150 famílias. O início da ocupação deu-se a partir dos anos 1990 e, na busca da regularização, foi constituída a Cooperativa Habitacional Asa do Aeroporto (Coopasa), como atualmente a área é conhecida.
Em 1996, o Município aprovou lei desafetando a área para promover a regularização fundiária. Sem avanços significativos, em 2017, a Prefeitura assinou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público Estadual para cumprimento do processo de regularização, mas que só agora será consolidado por meio do programa “Esse Terreno é Meu”, iniciativa do atual governo, vigente desde agosto de 2021.
Na manhã deste sábado (26/11), o prefeito Adiló Didomenico reuniu-se, no salão comunitário Santos Dumont, com cerca de 100 moradores para informar sobre a inclusão da área no programa e detalhar o desenvolvimento do processo.
O secretário do Urbanismo, João Uez, responsável pela condução do programa “Esse Terreno é Meu”, frisou que o todo o processo da Coopasa será custeado pela Prefeitura, sem cobrança dos moradores.
O cadastramento das famílias será feito na terça (29), quarta (30) e quinta (01), no salão comunitário Santos Dumont, das 17h30 às 20h. Os moradores participantes da reunião receberam material sobre a documentação necessária e escolheram o dia em que farão o cadastro, tarefa que será executada por equipes do Urbanismo sob a liderança da arquiteta Luana Mezzomo.
Uez, concedeu entrevista ao programa Temática na última quinta-feira quando fez um balanço das ações de regularização fundiária no município. Confira o conteúdo em áudio na íntegra.
Comentários