Estrada do Imigrante recebe faixa compartilhada entre veículos e bicicletas
O trecho passa a conter uma sinalização especial para orientar tanto motoristas quanto ciclistas
O trecho de faixa compartilhada entre veículos e bicicletas na Estrada do Imigrante, na Terceira Légua, em Caxias do Sul, está finalizado. Nesta quarta-feira, 28, a secretaria Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) concluiu a sinalização no local. O trecho que recebeu a faixa compartilhada é um dos destinos mais frequentados por ciclistas na cidade, principalmente aos finais de semana. Para marcar a iniciativa, será realizado neste domingo, 02, um passeio ciclístico no local.
A proposta da secretaria é levar mais segurança e orientação aos usuários da pista com o objetivo de evitar acidentes e mortes no trânsito. Para isso, o projeto estabeleceu a implantação de placas que alertam e informam aos motoristas a manutenção de 1,5 metro de distância do ciclista na ultrapassagem, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No pavimento, estão sendo pintadas bicicletas a cada 500 metros, mostrando que a pista também é utilizada para essa prática.
O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, explica que uma faixa compartilhada é um trecho que é utilizado por qualquer meio de transporte, onde os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores. Ele reforça que a iniciativa não se trata da implantação de ciclovia, por exemplo, mas sim de um espaço democrático e sinalizado para uma utilização correta dos usuários.
A iniciativa é resultado do trabalho realizado pela SMTTM em conjunto com movimentos de ciclismo na cidade, que reivindicaram melhorias para quem se desloca com a bicicleta. Um encontro agendado para a primeira quinzena de dezembro avaliará a medida e norteará os próximos passos da ação.
Comentários