Oficina de artesanato transforma a vida de moradoras de cinco bairros em Bento Gonçalves
Além da confecção de itens para benefício próprio, participantes criam peças que são distribuídas à comunidade, como roupas para recém-nascidos
O tempo livre passa longe de ser ocioso para cerca de 60 mulheres dos bairros Licorsul, Conceição, Progresso, Santa Marta e Vila Nova de Bento Gonçalves. Em uma iniciativa das unidades de saúde, as moradoras têm aprendido técnicas de artesanato que, mais do que transformar artigos em peças para decoração e utilidades, tem transformado a vida delas.
A cada 15 dias, elas se reúnem na unidade de saúde ou salões comunitários e desenvolvem diversos itens: são panos de prato, porta canetas, vidros para decoração. Utilizam tecidos, E.V.A, crochê, tricô, entre outros materiais e técnicas. Parte da produção é levada para casa.
A psicóloga Tatiane Cattani coordena as atividades e afirma que a proposta atua de forma preventiva na saúde mental das participantes. Tatiane acrescenta que isso proporciona mudanças significativas no estilo de vida das participantes.
O material utilizado pelos grupos é fornecido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher, ou por entidades e empresas parceiras. O profissional que orienta as atividades também é contratado pelo poder público, por meio das unidades de saúde.
Comentários