Povos indígenas manifestam contra a votação da PEC 215
Na região, há bloqueio da BR 285, em Gentil
A votação da PEC 215 está marcada para esta terça-feira, 27/10. A proposta de emenda transfere a decisão sobre a demarcação de terras indígenas do Poder Executivo para o Congresso Nacional. A PEC, se aprovada, também possibilitaria a revisão das terras já demarcadas.
Para chamar a atenção e reafirmar a posição contrária à emenda, indígenas de vários pontos do País realizam manifestações. Na Região Norte do Estado há bloqueio no quilômetro 257 da BR 285, em Gentil. A mobilização deve seguir até às 17h.
Conforme Douglas Jacinto da Rosa, um dos organizadores da manifestação, a PEC 215 atenta contra a democracia, contra o direito das minorias e contra os direitos dos indígenas, adquiridos constitucionalmente. Ao contrário do que divulgado pela Bancada Ruralista, segundo ele, os índios do Rio Grande do Sul não são favoráveis à PEC.
O bloqueio na BR 285 é alternado com momentos de liberação do tráfego. Ambulâncias e carros oficiais não precisam parar, segundo Douglas. Policiais da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Passo Fundo fazem o acompanhamento da manifestação, que até o momento é pacífica.
Ouça a entrevista no player de áudio. Abaixo, algumas imagens da manifestação.
Comentários