Comissão do Legislativo pretende unificar discussões sobre desastres ambientais
Uma reunião pública da tarde desta quarta-feira buscou medidas preventivas
Unificar discussões sobre desastres ambientais é um dos principais objetivos da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Caxias do Sul. À luz das enxurradas do último mês, que registraram 178 mortes confirmadas no Rio Grande do Sul, sendo 7 delas em solo caxiense, uma reunião pública sobre o assunto foi realizada na tarde desta quarta-feira (26/06), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Na condução das atividades, estava o vereador Olmir Cadore/PSDB, presidente do grupo parlamentar.
A engenheira ambiental Letícia Moratelli, que coordena uma comissão na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, explicou que o grupo está trabalhando na elaboração do Plano de Ação Climática de Caxias do Sul, sob a forma de uma lei. Disse que as atividades já envolvem 47 servidores públicos, que representam diversas secretarias e órgãos da Administração.
Doutor em Engenharia das Águas, Juliano Gimenes considerou ser o momento de transformar a sensibilização em conscientização, educação e cultura. Pediu maior atenção às mudanças climáticas, seja com relação à chuva ou à seca. Lamentou o não cumprimento de protocolos, como o Kyoto, que buscava reduzir a presença de carbono. “Das quatro grandes cheias mais recentes do Estado, três delas foram nos últimos 12 meses. Em maio, em 15 dias, choveu o dobro do previsto na média mensal”, observou.
Também prestigiaram a reunião de hoje os vereadores Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB e Ricardo Zanchin/NOVO. Além do presidente Cadore e da vereadora Estela, fazem parte da Comissão de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Adriano Bressan/PP, Rafael Bueno/PDT e Renato Oliveira/PCdoB.
Comentários