Ainda sem receber benefício, Caxias do Sul tem 600 famílias cadastradas no Auxílio Reconstrução
Levantamento do Município aponta que mais famílias deveriam receber o recurso. Prazo de cadastramento foi prorrogado para até 12 de julho, segundo o Governo Federal
Foto: Rodrigo Rossi/Divulgação
Caxias do Sul contabiliza 600 pessoas inscritas para receber o Auxílio Reconstrução, benefício do Governo Federal direcionado a afetados pelas fortes chuvas no mês de maio no Rio Grande do Sul (RS). O prazo de cadastramento terminaria na última terça-feira (25/06), mas o período foi prorrogado até 12 de julho, conforme Paulo Pimenta, ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Dados da Prefeitura de Caxias mostram que ainda há 1 mil famílias que necessitariam receber o valor de R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução, pois foram atingidas de alguma forma pelas chuvas. Os cidadãos já cadastrados podem acompanhar o processo de liberação do auxílio no site gov.br. Até este momento, nenhuma família caxiense recebeu o benefício. Segundo o site gov.br, os processos cadastrados pela Prefeitura seguem em análise. O Município justifica que, em contato com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, soube que há uma grande demanda para ser analisada, o que dificultaria a liberação do recurso para a população caxiense.
O Auxílio Reconstrução foi anunciado pelo Governo Federal no dia 22 de maio. É um apoio financeiro pago em uma única parcela, voltado para as famílias desalojadas ou desabrigadas no estado. Desde o dia 27 de maio, A Prefeitura de Caxias disponibilizou à comunidade o WhatsApp (54) 98418.8476 (apenas mensagens) para orientações e envio dos dados.
Além das que procuraram este canal, foram cadastradas ainda as famílias atingidas que em algum momento foram atendidas pela FAS/CRAS/CREAS, Secretaria Municipal da Habitação e Defesa Civil. A Prefeitura também realizou mutirões de cadastramento em Galópolis, Vila Cristina, Serrano, na comunidade de Vila Sapo, e Fátima.
Comentários