Secretário Estadual de Transportes vai conferir situação do aeroporto de Caxias na próxima segunda-feira
Equipamentos técnicos utilizados para pousos e decolagens são da década de 1980
As demandas sobre o aeroporto Hugo Cantergiani são antigas e foram levadas até o secretário de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, em março. Para conferir de perto a situação, Westphalen chega a Caxias do Sul próximo das 15h de segunda-feira (29) e vai direto ao aeroporto. Após, ele segue para uma reunião com o prefeito Alceu Barbosa Velho.
A comissão de desenvolvimento econômico, fiscalização e controle orçamentário, da Câmara lidera os assuntos desde o ano passado. Agora, a expectativa é de que a visita – chamada de reunião técnica pela pasta, possa efetivar encaminhamentos ao aeroporto. O presidente da comissão, vereador Guila Sebben, do PP - mesmo partido do secretário, acredita que as principais definições de segunda-feira devem ser em torno da divisão de responsabilidades.
“O secretário me disse que não será uma visita de cortesia, é uma reunião de trabalho. Vamos definir quais ações ficam com o estado, mas quais ficam com a prefeitura e o prazo disso a curto prazo”, disse.
Em audiências públicas promovidas pela Câmara, pilotos e funcionários já reclamaram da precária situação da sala de rádio e da estação meteorológica de superfície. Equipamentos do setor são da década de 1980. Reformas são tidas como essenciais pelos profissionais. A falta de aparelho de raio x e altímetro já foram motivo de problemas durante este ano.
Além de itens técnicos, a falta de estrutura física para atender aos passageiros é outra reclamação. Um dos exemplos é o estacionamento, obra da prefeitura, que está em construção há pelo menos dois anos.
Nos bastidores do aeroporto, chama a atenção a falta de iniciativa do atual administrador, Marcos Fortes Argueles, em liderar ações para promover manutenções cotidianas no local. Os encontros já realizados e a visita da próxima semana são articulados pela comissão do legislativo.
Comentários