Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

23,7% das inspeções da RGE apresentam irregularidades

por Caroline Rosa
Foto: Divulgação

A fornecedora Rio Grande Energia (RGE), que atende 255 cidades no estado, executou no ano passado 77.392 inspeções para detectar adulterações e conexões clandestinas. Deste total, 18.356 casos apresentaram algum tipo de irregularidade. O valor corresponde a 23,7% do total.

Junto à concessionária, a Polícia Civil flagra diariamente cerca de 50 clientes pelo furto de energia elétrica na área de concessão da RGE. As operações visam usuários comerciais, empresariais e principalmente residenciais, que integram a maior parcela dos clientes ativos.

Segundo a RGE, o principal objetivo das checagens é evitar acidentes relacionados a ligações ilegais, que não observam padrões e normas técnicas. Esse tipo de prática pode comprometer o sistema de abastecimento das cidades, ocasionando falhas e sobrecargas na rede.

Além das inspeções de campo, profissionais trabalham com o cruzamento de dados de consumo, que permitem a identificação mais precisa de possíveis fraudes. 

Em Caxias do Sul, foram realizadas 10.290 inspeções, nas quais foram descobertos 2.430 gatos de energia, representando 23,6%¨do total. O município com o maior índice de irregularidades foi Rolante, que chegou ao percentual de 41,5%. Das 802 visitas, 333 apresentaram problemas. Nova Prata teve o menor número de casos: 95 ligações dentro de 621 checagens, o que representa 15,3% do total.

O desvio de energia elétrica, além de ser uma prática perigosa e ilegal, aumenta o valor da tarifa do serviço. Isso porque os prejuízos causados pelas irregularidades é dividido entre os usuários pagantes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais