Conhecida a empresa que deverá elaborar projeto técnico da Transbrasiliana
A empresa Rudra Engenharia Ltda foi a vencedora da licitação
Foto: Divulgação/UPF
A luta pela conclusão da obra da BR 153 – conhecida como Transbrasiliana – no trecho que liga Passo Fundo a Erechim avançou mais um passo. Na última quinta-feira, dia 19 de setembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou a abertura dos envelopes com a divulgação da empresa vencedora do certame para a elaboração do projeto técnico para pavimentação da estrada. A empresa vencedora foi a Rudra Engenharia Ltda, do estado de Goiás, que venceu a licitação com proposta de R$ 1.868.500,00.
De acordo com informações do DNIT, o valor solicitado pela empresa foi 55% mais baixo do que o recurso solicitado pelas demais empresas concorrentes no processo de licitação. O processo segue, agora, os demais trâmites legais. Segundo a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e presidente do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a expectativa agora é para o início do trabalho da empresa, que deverá mapear toda estrada.
Demanda histórica
A BR-153, conhecida como Transbrasiliana, é a quarta maior rodovia do Brasil e se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.200km. Os 68,4 km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho não pavimentado da via.
A conclusão dessa obra é uma demanda histórica da região, considerando que há municípios sem acesso asfaltado no trajeto, além da sua importância para o escoamento da produção agrícola e para o desenvolvimento do comércio, indústria e serviços, limitados pela precariedade da infraestrutura logística.
Em 2015, foi constituído, pela UPF, pelos Coredes Produção e Norte e pela URI, o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153. Desde então, foram organizadas diversas ações pautadas por essa temática visando à sensibilização das autoridades para a conclusão da pavimentação.
Comentários