Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Centro de Autismo de Caxias do Sul completa um ano de operação

por Pablo Ribeiro

Serviço é inédito no Município e presta atendimento 100% SUS a crianças de um a oito anos de idade

Foto: Daniela Xu/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O Centro de Autismo completa seu primeiro aniversário neste mês de agosto. Criado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Assistência à Saúde do Círculo, o Centro de Autismo presta atendimento 100% SUS a crianças de um a oito anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é qualificar e humanizar o atendimento prestado às crianças e suas famílias, bem como auxiliar no desempenho escolar, por meio do apoio às escolas onde os usuários estudam.

Antes da abertura do Centro de Autismo, as crianças com TEA eram atendidas nos diversos serviços da rede SUS em Caxias do Sul. Desde agosto de 2022 os atendimentos são concentrados em um único lugar, o que facilita a criação do vínculo com o local e com a equipe, que é multiprofissional e presta assistência nas áreas de neuropediatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social. Além disso, a proposta é inovadora por estender o atendimento aos pais, que uma vez por semana participam de grupos de orientações, conduzidos pela equipe técnica. Nesses encontros os familiares têm a oportunidade de compartilhar vivências e de adquirir conhecimento com os profissionais para saber como agir em casa.

A gestão do serviço é realizada pelo Círculo, por meio de acordo de cooperação com a Secretaria Municipal da Saúde. Atualmente são 80 crianças e suas famílias vinculadas ao Centro de Autismo, número máximo de vagas disponíveis. No decorrer de um ano, outras 25 também passaram pelo serviço para avaliação, totalizando 105 crianças acolhidas. A equipe do Centro de Autismo também já prestou apoio a 20 escolas frequentadas pelas crianças. Esse suporte é dado em encontros realizados com horário agendado e participação do professor e do coordenador de ensino, que comparecem ao serviço para encontro com o profissional que é responsável técnico pelo cuidado com a criança. Nessa conversa é possível repassar orientações e esclarecer dúvidas para auxiliar no desenvolvimento da criança no ambiente escolar.

Atualmente, todas as vagas estão preenchidas. Os encaminhamentos são feitos via Unidade Básica de Saúde (UBS).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais