Como manter o seu bichinho de estimação aquecido e saudável
Baixar ÁudioEste conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria
Vai chegando o inverno e no mundo dos humanos alguns rituais de proteção ao frio e as doenças vão sendo adotados, mas e no mundo dos animais? Como eles reagem a essa estação? Sobre o assunto, conversamos com a médica veterinária, Jaqueline Vieceli Zancanaro, que destaca alguns cuidados essenciais que os tutores devem ter com os seus bichinhos de estimação.
Existe uma falsa crença de que os pelos esquentam o animal durante o inverno, isso em parte é verdade, “eles utilizam o pelo para troca de calor e também para se aquecer”, explica a veterinária, porém, isso não é o suficiente. Nos dias mais frios, é importante usar roupinhas, cobertores ou manter o seu bichinho em locais mais aquecidos da casa, onde pegue sol, por exemplo.
Para os canis, uma opção é o uso de tatames, cobertores ou até mesmo papelão para manter o chão mais aquecido. Para quem gosta de passear e tomar banho toda semana, o inverno não é um problema, se tomados alguns cuidados básicos, como escolher horários mais quentinhos (meio da manhã e tarde), para os passeios. O mesmo serve para os banhos, basta lavar o seu animalzinho em um cômodo quentinho da casa.
Jaqueline ainda falou sobre os sintomas e as doenças que podem prejudicar os bichinhos no inverno. Confira a entrevista na íntegra, no áudio da matéria.
Comentários