Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias do Sul publica novo decreto com permissão para aulas presenciais e ampliação de horários de restaurantes

por Isadora Helena Martins

Novas regras foram divulgadas nesta sexta-feira e passam a valer neste sábado

Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou um novo decreto nesta sexta-feira (23) adaptando as regras do município ao decreto estadual 55.852, que institui novas normas ao modelo de distanciamento controlado. As novas regras passam a valer neste sábado (24).

Entre as mudanças, está o retorno às aulas das crianças de educação infantil e dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental. O anúncio da cogestão na Educação foi feito na manhã desta sexta pelo governador Eduardo Leite. Conforme a secretária de Educação, Sandra Negrini, a rede municipal não irá retomar as aulas já na segunda-feira (26/04). Segundo ela, as instituições ainda precisam fazer as adequações necessárias para receber os estudantes.

Outras alterações do decreto se referem à liberação de atividades como museus e ampliação do horário de atendimento dos restaurantes aos finais de semana.

Mesmo com as flexibilizações, a Prefeitura solicita que toda a população continue mantendo os cuidados pois os números da pandemia no município estão estáveis, porém, em nível elevado. Nesse sentido, a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi ressalta que a situação dos hospitais ainda é crítica. Houve uma redução na ocupação dos leitos de UTI covid, especialmente na rede privada. Mas, segundo ela, a redução ainda é pequena. Havia uma previsão de curva decrescente após duas semanas, mas Caxias do Sul está há 21 dias em estabilidade de números.
 

Principais alterações que entram em vigor neste sábado:

- retorno das aulas presenciais para educação infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental; plantões para atendimento aos alunos de Ensino Médio Técnico Subsequente, de Ensino Superior e de pós-graduação; estágio curricular obrigatório, de pesquisas, laboratoriais e de campo, e de outras consideradas essenciais para a conclusão de curso e para a manutenção de seres vivos, conforme normativa própria; cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança e artes cênicas, e de arte e cultura (chamados cursos livres).

- ampliação do horário de restaurantes nos finais de semana até 22h, com saída até 23h;

- novos protocolos para museus, parques, condomínios e competições oficiais na bandeira vermelha.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais