Contadores digitais regressivos para pedestres são instalados em dois cruzamentos de Caxias do Sul
Equipamento informa tempo exato para travessia em pontos do Centro e do bairro São Pelegrino
Os semáforos para pedestres nos cruzamentos das ruas Sinimbu com a Garibaldi, no Centro, e na Avenida Rio Branco com a Rua Machado de Assis, no bairro São Pelegrino, passaram a informar a comunidade o tempo exato disponível para a travessia de quem está a pé. Contadores digitais regressivos para pedestres foram instalados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), na manhã desta terça-feira (22).
A ferramenta mostra o tempo disponível para ir de um ponto ao outro da calçada, sinalizando uma contagem regressiva dos segundos que faltam para a mudança do sinal. O contador numérico é da cor verde e é exibido no primeiro display do semáforo. Ao término da contagem regressiva, a mão vermelha aparece e indica o momento do pedestre aguardar a passagem dos veículos. Em ambos os cruzamentos, todos os equipamentos receberam a nova tecnologia, totalizando 16 contadores, contemplando todas as possibilidades de travessia nos locais. Conforme o secretário municipal de trânsito, Cristiano de Abreu Soares, a proposta busca garantir mais proteção para os pedestres em pontos que apresentam intensa circulação de pessoas, mesmo que já contem com semáforos.
O investimento na aquisição dos contadores foi custeada por meio do pagamento de multas de trânsito aplicadas pelos fiscais do município. Neste ano, a pasta licitou a compra de 250 novos temporizadores, cujos equipamentos devem começar a chegar no primeiro trimestre deste ano. Em 2018, os primeiros contadores foram implantados na esquina das ruas Os Dezoito do Forte com a Moreira César e funcionaram como teste. Outro marcador também foi instalado na Rua Ernesto Alves, próximo à Estação Rodoviária de Caxias do Sul.
Comentários