Campanha de Natal em Caxias do Sul humaniza moradores de rua
Baixar ÁudioComunidade pode adotar cartas e conhecer melhor os usuários de serviços como o Centro Pop Rua
A Fundação de Assistência Social (FAS) iniciou nesta quinta-feira (21), a 3ª edição da campanha “Se Esse Natal Fosse Meu”, destinada aos usuários do Centro Pop Rua e das casas de passagem São Francisco de Assis e Carlos Miguel dos Santos. As cartas são escritas por pessoas em situação de rua que, além do seu pedido de Natal, contam um pouco sobre sua história de vida. As cartas podem ser adotadas presencialmente, na sede administrativa da FAS, onde ficará exposta a árvore de Natal da campanha. Neste ano, também será possível escolher a carta diretamente no site da prefeitura e adotá-la por telefone.
A primeira edição da campanha, que ocorreu em 2017, teve mais de 60 cartas disponibilizadas para adoção. Já a edição de 2018 teve mais de 100 cartas escritas pelos usuários. Um dos objetivos da campanha é mostrar um pouco da história e dos motivos que a levaram a procurar abrigo nas casas de passagem ou estar nas ruas, sensibilizando a comunidade.
Nesta edição foram escritas cerca de 70 cartas à mão, que estarão disponíveis na sede da FAS. Os interessados em adotar as cartas podem entrar em contato pelo telefone (54) 3220.8725, falar com Aline, Sônia ou Veronice. Os pedidos atendidos devem ser entregues na sede administrativa da Fundação até o dia 13 de dezembro.
A diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da FAS, Ana Lúcia De Albuquerque, falou sobre a campanha, os principais pedidos e a inclusão dos moradores de rua no Natal da cidade. Conforme Ana Lúcia, pessoas em situação de rua vem crescendo em número e o município já tem até casos de famílias na mesma condição.
Confira a entrevista na íntegra.
Comentários