Black Friday: Como evitar golpes e propagandas enganosas
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: Reprodução/Internet
Com a chegada da Black Friday muitos consumidores ficam atentos às promoções e aproveitam os descontos para a compra de produtos. Neste ano o período promocional inicia no dia, 29/11, porém, algumas lojas físicas e sites já estão aderindo às ofertas especiais. Mateus Pastre, coordenador do Procon - Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Marau, chama a atenção das pessoas que irão adquirir algum produto durante a campanha.
Segundo ele, neste período também estão presentes os golpes, principalmente quando a promoção envolve preços muito baixos. No caso de compra em lojas virtuais, Mateus aconselha que o consumidor fique atento a alguns detalhes como, a seção de comentários, onde outros compradores daquele produto avaliam questões como chegada e qualidade do produto e tempo de entrega. Além disso, Mateus sugere uma pesquisa ao site Reclame Aqui - portal que apresenta a reputação da marca de acordo com a opinião e experiência dos consumidores.
No caso de compras em lojas físicas, o cuidado é com os “preços maquiados”. Isso acontece quanto à loja aplica uma estratégia de propaganda que dá a entender que existe um desconto sobre o preço do produto, porém, isso não acontece e o comprador acaba pagando um preço quase idêntico ao aplicado no restante do ano. Nesse caso, o ideal, segundo Mateus, é ficar atento aos preços oferecidos durante todo o ano.
O Procon atende no município de Marau na Esquina Paz e Bem, na parte da manhã das 7h30 as 11h30 e na parte da tarde das 13h às 17h.
Comentários