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Relatório social da AGERT registra recorde de mídia doada pelas emissoras gaúchas

por Ivan Sgarabotto

Foram mais de R$ 74 milhões investidos em projetos sociais por 233 empresas radiodifusoras.

O Relatório Social Transparência e Protagonismo 2014, divulgado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), registrou recorde de mídia doada e de emissoras participantes. Foram R$ 74.896.695,04 investidos por 233 empresas radiodifusoras do Rio Grande do Sul, para divulgar ações sociais, com crescimento de 16,32%, em comparação ao relatório de 2013.

De acordo com o presidente da Agert, Roberto Cervo – Melão, o compromisso dos veículos de comunicação vai além da informação. "Ele transparece na prestação de serviços e na atuação junto às populações, transformando o meio em que atuamos. O Relatório Social é a publicação dessas ações desenvolvidas pela radiodifusão gaúcha", explicou.

Além de promover e mediar à comunicação entre diversos públicos, o Relatório Social mostra que as emissoras gaúchas abrem cada vez mais espaços para ações de responsabilidade social, como na divulgação de campanhas do agasalho, de remédios, de alimentos, além de ações como a realizada no Noroeste do Estado, em que uma rádio levou donativos para serem entregues a famílias atingidas pela enchente. "Isso mostra a importância do papel mobilizador que os veículos de comunicação exercem no mundo globalizado, que se caracteriza pelo dinamismo e interatividade. A emissora que participa ativamente das necessidades de sua comunidade afirma o papel social do meio", afirmou a coordenadora do projeto, Myrna Proença.

Com o tema transparência e protagonismo, o Relatório de 2014 traz a importância desses conceitos para a formação de uma sociedade bem informada, que reconhece seus direitos e deveres com a sociedade. "A imprensa transparente é aquela que presta conta à sociedade, que esclarece o tema para ajudar a comunidade a entender o que acontece ao seu redor. Essa é a importância de uma imprensa livre, protagonista e atuante", afirmou o Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero. Já para o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Alexandre Jobim, a transparência é elemento chave para a democracia e instrumento para aproximar a sociedade da gestão exercida por seus representantes.
 
O Relatório Social
O Relatório Social, que está em sua 11ª edição, foi instituído pioneiramente em 2004, para que os veículos da radiodifusão aprofundassem os vínculos com as suas comunidades. A ação procura dar mais transparência e visibilidade à contribuição que as emissoras realizam, através de diversas formas de apoio a projetos de interesse público.

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