Projeto que aproxima jovens da realidade da indústria forma a primeira turma em Caxias do Sul
‘Escola do Amanhã’ é realizado pelo Simecs, em parceria com o Senai, Sicredi e Prefeitura de Caxias
Foto: Simecs/Divulgação
A ‘Escola do Amanhã’, programa desenvolvido pelo Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região) em parceria com o Senai, Sicredi e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Caxias do Sul (Smed) já é uma realidade e formou na última terça-feira (19/12) sua primeira turma. Os estudantes, que têm entre 14 e 16 anos, receberam o certificado de conclusão do curso de Introdução à Robótica.
O presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, explica que o projeto foi criado com o objetivo de promover a educação e despertar o interesse dos jovens na indústria. As aulas, realizadas no Senai Nilo Peçanha, utilizaram a metodologia Lego Zoom, que busca de forma prática e lúdica transferir conhecimento aos alunos, com aulas interativas. Além da introdução à robótica, os estudantes também tiveram aulas de educação financeira, ministradas pelo Sicredi, e ainda realizaram visitas técnicas a indústrias e tiveram palestras com profissionais.
O curso foi disponibilizado de forma gratuita para estudantes de escolas municipais indicados pela Smed. Durante as aulas, os alunos entraram em contato com conceitos básicos da indústria realizando atividades como: medir, projetar, fabricar, programar, construir e implementar soluções. Conheceram as partes de um robô, com todas as suas dimensões, usaram instrumentos de medição profissionais e tiveram acesso a desenhos mecânicos. Ao final do curso precisaram desenvolver soluções em grupo montando um projeto exclusivo.
Novas turmas da Escola do Amanhã serão abertas em 2024. O projeto ocorre sempre por meio de uma parceria entre Simecs, Senai, Sicredi e Smed. A previsão é ampliar o número de turmas e de vagas. As informações sobre inscrições serão divulgadas a partir de março.
Comentários