Estudo aponta que 88% do transporte no RS é rodoviário
As ferrovias são responsáveis por 6% do transporte do estado
Cerca de 88% do transporte de cargas e pessoas no Rio Grande do Sul é dependente do modal rodoviário, segundo o Atlas Socioeconômico, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do estado. No comparativo com outros estados, essa porcentagem cai para 65%.
As ferrovias gaúchas, por sua vez, são responsáveis por 6% do transporte do estado. A participação desse modal no Brasil é de apenas 30%. Outros 3% da demanda logística do Rio Grande do Sul são supridos pelos principais portos públicos: Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre e Estrela.
Segundo o deputado do PP gaúcho, Jerônimo Goergen, as pautas para melhoria do setor de infraestrutura devem ser o foco dos parlamentares no Congresso Nacional, após a reforma da Previdência.
Com o objetivo de transformar o Rio Grande do Sul no melhor estado para viver e trabalhar, um grupo de voluntários criou o projeto Agenda 2020. O estudo apresenta mais de 800 propostas para garantir o desenvolvimento do estado gaúcho nos próximos anos.
No setor do agronegócio, por exemplo, o documento aponta a carência na área de logística no transporte de grãos. Em 2017, o Rio Grande do Sul produziu mais de 35 milhões de toneladas de milho, soja, arroz, feijão e trigo. Como solução, a agenda aponta o escoamento por hidrovias.
Comentários